Este seminário é um marco na história, pois pretende reconhecer a Moda, finalmente, como uma expressão artística de valor para a cultura brasileira e a partir disso, traçar metas para o desenvolvimento e crescimento do setor. Para promover os debates e discussões, estarão presentes 150 representantes da cadeia produtiva da Moda, tais como: criadores, empresários, instituições de ensino e membros do atual GT da Moda, além de entidades governamentais.
O Instituto Zuzu Angel será representado por sua presidente de honra Hildegard Angel e pela vice-presidente Celina de Farias. Outros nomes de peso que irão participar das discussões: Paulo Borges, Ronaldo Fraga, Oskar Metsavaht, Alexandre Herchcovitch, Robert Guimarães, Walter Rodrigues, Jum Nakao, etc. A abertura do seminário ainda contará com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira.
Além de discutir sobre o Plano Cultural da Moda, que pretende valorizar a criação, a inovação e o patrimônio cultural da Moda brasileira, os 150 delegados presentes ainda irão eleger 15 representantes para o Colegiado Setorial de Moda, que está inserido no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Este órgão colegiado, que pertence ao Ministério da Cultura, terá uma importante função para o setor de Moda: formular políticas públicas para fomentar o desenvolvimento e crescimento do setor a nível nacional!
Ao ser reconhecida como expressão cultural pelo Ministério da Cultura, a Moda passará a receber incentivos culturais, financiados pelo Governo, assim como já ocorre com o Cinema e a Música, por exemplo.
Este seminário será importantíssimo e o Instituto Zuzu Angel, sem dúvidas, estará muito bem representado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário