sábado, 4 de fevereiro de 2017

Otto Stupakoff, o precursor da Fotografia de Moda no Brasil

Apaixonados por Fotografia e História da Moda não podem deixar de conferir a exposição “Otto Stupakoff: beleza e inquietude”, no Instituto Moreira Salles do Rio. A mostra, com curadoria de Bob Wolfenson e Sergio Burgi, apresenta uma retrospectiva da carreira de Otto, um dos maiores fotógrafos do Brasil. São cerca de 300 fotos que abordam registros de viagens, família, campanhas publicitárias e ensaios para revistas.

Otto Stupakoff

Otto foi um dos precursores da Fotografia de Moda no Brasil, realizando o primeiro editorial de Moda que se tem notícia em nossa história, em 1958. A Fotografia de Moda nacional se desenvolveu associada à atuação da Indústria Têxtil no país. Não à toa Otto fotografou campanhas icônicas para a Rhodia, como o encarte publicitário que circulou junto à revista Manchete intitulado “A personalidade da moda para o inverno de 1961”, onde retrata nomes ilustres como Oscar Niemeyer, Tom Jobim, Dener e Jorge Amado ao lado das principais modelos da época.

Oscar Niemeyer fotografado por Otto para campanha da Rhodia, em 1961
Campanha para Rhodia

O fotógrafo também clicou diversos editoriais para revistas nacionais como O Cruzeiro, Cláudia e Jóia. Fora do Brasil, ele obteve bastante êxito, fotografando para publicações como Harper’s Bazaar, Glamour e Vogue Paris, editoriais com criações de Saint Laurent, Dior, Givenchy e Ungaro, além de clicar personalidades da época como a magnífica atriz Sharon Tate, a princesa Grace Kelly e o escritor Truman Capote.
Editorial para Vogue Paris
Sharon Tate para Harper's Bazaar, 1967

Um comentário: