domingo, 16 de outubro de 2016

Moda & Arte, uma relação duradoura

Finalmente, foi inaugurada no CCBB Rio a exposição Mondrian e o movimento De Stijl. A gente tava doida pra conferir de pertinho essa maravilha, que já tinha passado por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Taí uma ótima oportunidade pra você se inspirar e se deleitar. Quem ama Moda, sabe que ela sempre bebeu da fonte da Arte. É impossível não associar as duas coisas, certo? Por isso, fizemos esse post pra relembrar alguns momentos icônicos em que a Moda e a Arte andaram lado a lado na História. Quem aqui não lembra da famosa coleção de vestidos Saint Laurent inspirada em Mondrian, de 1965? Esse, sem dúvidas, é o exemplo mais icônico dessa irmandade Moda & Arte.

A princesa Grace Kelly de Mônaco ao lado de sua família, com vestido da Coleção Mondrian, de Saint Laurent

Ao longo da carreira, Saint Laurent também flertou com outros gênios como Picasso, Van Gogh, Matisse e George Braque. Aliás, a Caixa Cultural do Rio também está com uma mostra imperdível de Picasso. Corre pra ver!

Saint Laurent e Picasso
Saint Laurent e Van Gogh

 Ainda falando sobre Van Gogh, quem também fez uma coleção inspirada na obra do artista, foram as irmãs da Rodarte:

Alguém aí lembra quando Ronaldo Fraga e Maria Bonita se inspiraram nos murais de azulejos do nosso Athos Bulcão?
Ronaldo Fraga
Maria Bonita

Ronaldo Fraga é um fã entusiasta da arte brasileira. Também relembramos outra coleção icônica sua, inspirada em Bispo do Rosário:

Como não associar Elsa Schiaparelli ao universo das artes? O Surrealismo era parte nítida de suas criações, e, por muitas vezes, a italiana se inspirou em Salvador Dali, de quem era muito amiga. O Vestido Lagosta é só um dos exemplos. 
Elsa & Dali

Na última semana de Moda parisiense, foi a vez da Céline olhar pra obra de Yves Klein:
Céline
Yves Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário