quarta-feira, 19 de março de 2014

Caçulinha Porter balança a roseira de Vogue, Bazaar e correlatas

O site de e-commerce de luxo Net-a-Porter entrou no mundo das publicações impressas já causando. 

A primeira edição de sua revista impressa, Porter, com ninguém menos do que Gisele Bündchen na capa, foi oficialmente lançada no dia 7 de Fevereiro. E em apenas um mês já é motivo de grandes dores de cabeças em poderosas como Vogue America e Harper's Bazaar.


Gisele na capa da primeira edição da Porter

O site, Net-a-Porter, já vinha se aventurando em conteúdo editorial, com sua publicação exclusivamente online e semanal, a The Edit. Mas os planos para a Porter são mais ambiciosos: uma revista totalmente impressa, com seis edições por ano. E com um precinho de banca mais caro que o das já conhecidas Vogue America e Harper's Bazaar. Porém, se você é um cliente top do site, pode respirar tranquilo. A revista será enviada de brinde! ;)

Tendo como público alvo "mulheres sofisticadas ao redor do mundo", segundo a editora-chefe Lucy Yeomans, "em suas páginas serão encontradas todas as marcas, sejam elas comercializadas no Net-a-Porter ou não." 
A revista pretende ser única em todo  mundo, uma edição global, sem conteúdo regional (diferente de Vogue ou Harper's Bazaar). Serão 400mil exemplares a cada edição, circulando em mais de 60 países, incluindo o Brasil.

Com editoriais em seu primeiro número apresentando figuras top como Uma Thurman e Julianne Moore, entrevista com Alber Elbaz (designer da Lanvin) e imagens das famosas fotógrafas Inez and Vinoodh e Camilla Akrans, o time de editoras liderado por Lucy Yeomans (ex-Harper's Bazaar UK), mostra que não veio para brincar.



A aventura no "claudicante mundo das publicações impressas" é uma jogada inteligentíssima do Net-a-Porter, que até então focava seus esforços em manter-se líder em conteúdo unido a e-commerce no mundo virtual. 
É claro que a revista trará peças que estarão à venda no site. Porter não é uma revista über-fashion. Seu foco principal são peças que podem ser adquiridas agora, não looks de passarela que só estarão disponíveis nas lojas apenas daqui a alguns longínquos meses. Com o auxílio de um app com reconhecimento de imagem, que identifica qualquer produto em suas páginas, o leitor pode comprar o que deseja e receber tudo na porta de casa. Simples assim! Apenas apontando seu smartphone para a impressão. "Esse é o momento em que e-commerce e conteúdo editorial se encontram", diz Yeomans.

A versão eletrônica da Porter, assim como seu app para celulares e serviço de concierge também estarão disponíveis logo, logo. Tudo para que a revista facilite a experiência de compra do leitor - muito mais do que os outros títulos disponíveis no mercado.
Eles pensaram em tudo!
É, realmente parece que o mundo das revistas de moda não via uma competição tão dura assim há séculos!
A super Condé Nast, topo da pirâmide, dona de publicações como Vogue, está levando a nova Porter bastante a sério e lançou uma campanha publicitária da Vogue para atrair e manter leitores e clientes compradores de suas páginas publicitárias.
A recente jogada do Net-a-Porter pode até parecer contra-produtiva. Afinal, uma empresa que já produz conteúdo semanal digital se aventurar no mundo das publicações impressas, num momento que a maioria das revistas de moda estão sofrendo quedas drásticas em suas circulações!
Yeomans, porém, não arreda pé de sua posição: “Nossos leitores fiéis possuem uma conexão emocional com o conteúdo impresso”.
Em todo caso, a versão para tablet também está disponível. Além disso, a proposta da Porter é diferenciada: há um conteúdo editorial interessante e há um novo meio de o leitor-consumidor comprar o que tenha vontade, direto do Net-a-Porter.com.
O mundo maravilhoso do consumo a seus pés a um click da câmera de seu smartphone!

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