sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Os highlights do primeito dia do Paraty Eco Fashion!

Neste final de semana, Paraty vai inspirar e respirar moda. Foi dada a largada para o Paraty Eco Fashion, evento que está em sua segunda edição, e que tem como proposta discutir o papel da moda e do design sustentável através de debates, exposições e workshops. Nós, do Instituto Zuzu Angel, estamos aqui para registrar tudinho para vocês... Ontem, o tempo não deu aquela força, mas mesmo nublada, Paraty continuou linda, com seus casarões antigos, vielas e restaurantes pra lá de charmosos...

Ah....Paraty!

Confiram nossos cliques do primeiro dia do evento...

Vestido de noiva sustentável, feito com seda orgânica, de Eulália Pereira Vargas e Dircélia Maria Pereira, uma das peças expostas na Mostra de Moda e Design Sustentáveis, na Casa de Cultura de Paraty.

O jongo do Quilombo do Campinho botou todo mundo pra rodar a saia de chita.

Vestido-Poema - Declaração de Amor a Cidadezinha, do artista Teko Semente, traz bordados de ícones de Paraty mesclados com poesia. A peça também está exposta na Casa de Cultura.

O mestre griô Amélio emocionou a todos com sua história de vida. O caiçara é uma "biblioteca ambulante" que por meio de seu conhecimento preserva a história de Paraty através da poesia falada, passada às novas gerações.

O designer Roberto Imbroisi apresentou bolsas de palha produzidas na vivência com as artesãs do Quilombo do Campinho. A temática é a própria natureza encontrada no local.

Celinas de Farias, Lucia Abdenur, Cecy Kremer e Lucia Acar, do Instituto Zuzu Angel, falaram de sua vivência com as bordadeiras da Praia do Sono.

Para dar continuidade a ideia, foram distribuídos kits com algodão cru, linha e agulha, para que o público possa bordar sua própria história.

Ainda na Casa de Cultura, a estilista Lena Santana inaugurou exposição com peças de sua autoria, que contam a história da técnica do moulage, como ela é construída para dar forma à roupa.

O resultado dos trabalhos realizados nas vivências entre designers, consultores e comunidades locais, pôde ser conferido na exposição Raízes de Paraty, no SESC Paraty. Na foto acima, bordados feitos pelas bordadeiras da Praia do Sono após vivência com orientação do Instituto Zuzu Angel. Os bordados naif e singelos refletem o cotidiano da comunidade de caiçaras e as coisas que a rodeiam, como a natureza local. Lembram bastante o trabalho de Zuzu Angel.

Outras manifestações artísticas da cultura popular de Paraty, envolvendo quilombolas, tribos indígenas e caiçaras, também expostas no SESC, onde ocorreu o coquetel de abertura do evento.

Visão geral do coquetel de abertura do Paraty Eco Fashion + expo no SESC. Linda ambientação!

Fotos de Cristiana Giustino

Nenhum comentário:

Postar um comentário