terça-feira, 13 de março de 2012

LANÇAMENTO: Dom Pedro II e a Moda Masculina na Época Vitoriana

 Hoje, 13 de março, ocorre o lançamento de um livro que promete enriquecer ainda mais nosso conhecimento sobre História da Moda, História do Brasil e Moda Masculina! Estamos falando de Dom Pedro II e a Moda Masculina na Época Vitoriana, de Marcelo de Araújo...


              Dom Pedro II foi um monarca peculiar: muito culto, demonstrava mais interesse pelas ciências, artes e progressos tecnológicos do que pelas frivolidades aristocráticas.  Sua imagem, distinta daquela que costumamos associar à pompa da Coroa, revela um estilo de vestir tão revolucionário quanto suas convicções políticas.
Marcelo de Araujo, doutor em Filosofia pela Universidade de Konstanz (Alemanha), narra em Dom Pedro II e a Moda Masculina na Época Vitoriana a história do imperador através de suas roupas. Considerado “deselegante”, quando em contraste com o luxo exibido por outros representantes reais, Dom Pedro II preferia trajes negros, gravatas escuras, casacas, sobrecasacas e cartolas. Tais opções revelam profundo conteúdo simbólico - e a pesquisa de Araujo permite ao leitor decifrar conexões desta ordem, além de verificar o quanto o monarca foi moderno (sim, isso mesmo, a pesquisa aponta que Dom Pedro II foi um dos precursores do trajar masculino moderno!).
O autor percorre livros, museus, documentos inéditos (como, por exemplo, uma listagem detalhada das encomendas do imperador na mais renomada casa de alfaiataria inglesa do século XIX) e, como resultado, oferece um texto rico em informações curiosas, que dialogam com as imagens especialmente selecionadas para ilustrar a trajetória de Dom Pedro II.
Com o título que a Estação das Letras e Cores traz ao mercado editorial, ganhamos nova abordagem de um momento da História do Brasil, bem como importante acréscimo à bibliografia referente ao vestir masculino. Mais que isso: Dom Pedro II e a Moda Masculina na Época Vitoriana é uma incontestável contribuição para os estudos da moda, tendo em vista a competência e seriedade dedicadas por Marcelo de Araujo ao seu objeto de investigação. Um texto inspirador, exemplar, que demonstra a pertinência da linguagem do vestuário em suas singulares revelações.

Inspiradas pelo tema do livro, montamos um painel de imagens com os looks de Dom Pedro II. Que tal? :)


Além da sessão de autógrafos (das 20h  às 22h30), será promovida uma mesa redonda (das 19h às 20h)  com o tema História da Moda Masculina no Brasil: novas perspectivas. Ao autor se juntarão outros importantes nomes relacionados ao universo da Moda,  como Fausto Viana, Rosane Feijão, Giselle Marques Camara e Kathia Castilho.

Então, anotem aí: A partir das 19 horas, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon – Rio de Janeiro (Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – loja 205A – 2º piso).

Um comentário:

  1. Poesia histórica sobre o nascimento da nação brasileira no século XIX:

    "Inventaram nossa nacionalidade
    para os ricos e pomposos
    as gentalhas são só sobras
    e os escravos manivelas.

    Nem Bonifácio, nem Hipólito
    imaginaram um sonho sólido
    era um sonho em devaneio
    para os ricos e pomposos!

    Haja pedras a construir
    uma nação em diferenças
    estabelecem tua crença
    e também o teu salário.

    Não resgatam os teus filhos
    que no chão sujo estão cuspindo
    esmagam-lhes com teus sapatos
    numeração quarenta e quatro.

    Salva-lhes Iemanjá
    Ogum, Exu ou meu Obá
    pois uma nação inventada
    é para ricos e pomposos!"

    Herculano Novaes

    ResponderExcluir