sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os 7 Mandamentos da Moda Brasileira por Hildegard Angel

Leia abaixo os 7 Mandamentos da Moda Brasileira, elaborados para o Seminário de Cultura da Moda, que aconteceu em Salvador, Bahia, durante o final de semana passado e início desta semana.

Objetivos do seminário pelo Instituto Zuzu Angel de Moda

Os 7 Mandamentos da Moda Brasileira

1- UMA CRIAÇÃO NÃO COLONIZADA
Moda comprometida com seu país, suas cores, sua história, sua realidade econômica, social e cultural.
“A moda brasileira só será internacional se for legítima" (Zuzu Angel)

2 - A VALORIZAÇÃO DO ARTESANATO BRASILEIRO
Deve-se investir na profissionalização e na capacitação do artesão brasileiro, para que moda e artesanato possam falar a mesma língua. Dar a oportunidade de crescimento a estes artesãos, investindo também em tecnologia, mas sem perder o foco no rústico. É necessário encontrar uma forma de unir a tecnologia ao rústico, para que os dois caminhem lado a lado.

3 - OS NOVOS TALENTOS
Eles são o futuro da moda brasileira. Deve-se investir em novos talentos da moda, dando-lhes a oportunidade de mostrarem seus trabalhos por meio de concursos e exposições, além de recursos financeiros para que possam realizar projetos e alcançar o mercado de trabalho.

4 - PRODUÇÃO E CONSUMO CONSCIENTES
Não adianta investir no setor de moda e não levar em consideração o meio ambiente. É necessário investir, produzir e consumir com consciência, sem causar danos à natureza, nosso maior patrimônio. Fiscalizar de onde veio, como e com que recursos foi produzido.

5 - NÃO AO TRABALHO ESCRAVO
Questionar: Como uma peça de roupa é produzida? Nesta pergunta, além da questão ambiental, deve-se também considerar a questão humana. Atualmente, no Brasil, pouco se fala a respeito do trabalho escravo no setor de moda...

6 - FORTALECIMENTO DA MODA COMO ATIVIDADE CULTURAL
Para que todos os mandamento anteriores sejam cumpridos, é necessário reconhecer de uma vez por todas a moda no âmbito cultural, para que ela possa receber os devidos recursos por meio de um Fundo Nacional da Moda. Moda também é arte, mas, hoje em dia, acima de tudo, é negócio, produção de divisas. A indústria da moda gera milhões anualmente para o nosso país e emprega milhares de pessoas. Mas a moda ainda pode gerar muito mais ...

7 - NÃO AOS ESTEREÓTIPOS E AOS PRECONCEITOS
A moda brasileira não deve endossar nem valorizar estereótipos e/ou preconceitos que a reduzam e restrinjam, sejam eles de raça, religião, etnia ou sexualidade. A moda brasileira é ampla, abrangente, contempla e abraça todas as diferenças.



Hildegard Angel
Presidente fundadora do Instituto Zuzu Angel de Moda
Presidente da Academia Brasileira da moda


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