O Victoria & Albert Museum, em Londres, com o patrocínio da Bulgari, está organizando uma exposição que vai mostrar todo o luxo da moda italiana desde 1945 até os dias de hoje, chamada "O Glamour da Moda Italiana: 1945-2014". Com um acervo vasto, a expo percorrerá a história da moda italiana desde o final da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, através do retrato de ícones e organizações que contribuíram para firmar a moda italiana como uma fonte reconhecida mundialmente de qualidade e estilo.
Os itens exibidos incluem peças masculinas e femininas que evidenciam a qualidade excepcional de técnicas, materiais e expertise pelas quais a moda italiana ficou conhecida.
A mostra também traz um exame detalhado da dramática transição sofrida pelo país desde as ruínas pós-guerra, até o festival de luxo nas passarelas da Sala Bianca em Florença, nos anos 50, que impulsionou a moda italiana para os holofotes do mundo. Durante os anos 50 e 60, os diversos filmes de Hollywood filmados na Itália tiveram grande impacto na moda, tendo estrelas como Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor tornando-se embaixadoras do estilo para a moda italiana, o que aumentou o apetite internacional por peças de luxo made in Italy.
Desfile na Sala Bianca, 1955
Archivio Giorgini. Photo by G.M. Fadigati © Giorgini Archive, Florence
Elizabeth Taylor usa jóias Bulgari durante o Baile de Máscaras no Hotel Ca'Rezzonizo, Veneza, 1967
A expo trará ao redor de 100 peças e acessórios de renomadas marcas italianas, incluindo Simonetta, Pucci, Sorelle Fontana, Valentino, Gucci, Missoni, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana, Fendi, Prada, Versace.
Valentino posando com modelos perto da Fontana de Trevi, Roma, Julho de 1967.
Cortesia do The Art Archive / Mondadori Portfolio / Marisa Rastellini
terno Gianni Versace, 1986
Foto Victoria & Albert Museum
Gianfranco Ferre, 1991. Modelo: Aly Dunne, Fotógrafo: Gian Paolo Barbieri
Missoni/Fashion in Motion at the V&A, Novembro 2003
Photo © Victoria and Albert Museum, London
A expo só inaugura no dia 5 de Abril (e vai até 27 de Julho), mas a gente já está contando os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário