De 26 a 29 de setembro, a edição 2013 promete surpreender com sua programação múltipla, rica em encontros e oficinas com profissionais experientes, e mostras, desfiles e até uma feira, a Feira Criativa – tudo com foco na sustentabilidade.
Nos quatro dias do evento, vários pontos do Centro Histórico estarão abertos para o que há de mais novo, bonito e atual sobre o tema, em especial nas áreas da moda, do design e do artesanato local.
Confiram a programação completa!
Boas conversas e grandes exposições
vão ocupar a Casa da Cultura!
Na Casa da Cultura vai acontecer o ciclo de palestras Eco Modus 2013, com nove mesas de discussão concentrando palestrantes de primeira grandeza do universo da moda, do design e da arte. Com tarimba para expor com clareza seus conceitos e experiências, esses palestrantes trazem na bagagem suas visões ambientais e de mercado, seus cases de sucesso e muita disponibilidade para conversas francas e descontraídas com a platéia.
A Casa da Cultura também será o cenário por excelência da já aguardada exposição Raízes de Paraty, que este ano conta com a curadoria e direção artística do mestre Renato Imbroisi. Designer e consultor na área de artesanato, reconhecido inclusive internacionalmente, Imbroisi integra a equipe do Curso de Capacitação Colibri que, em diversos encontros e oficinas ao longo do ano, desenvolve um trabalho de capacitação junto às comunidades locais, dentro dos parâmetros da sustentabilidade.
Outro destaque do evento na Casa da Cultura é a exposição Zuzu Angel “Eu sou a Moda Brasileira”, com curadoria de Hildegard Angel, Celina Farias e Lucia Acar. A mostra, que celebra os 20 anos do Instituto Zuzu Angel, focaliza o forte perfil de brasilidade em coleções da grande estilista mineira, que sabia mesclar com arte e elegância as características da alta costura internacional a elementos marcantes da cultura brasileira em saias, blusas e vestidos volumosos, com modelagem simples. Entre suas inspirações, o tropicalismo brasileiro com estampas de chita, vestidos à la Maria Bonita e Lampião, xadrezes com padrões singelos de cores e formas, pássaros e florais com releituras naif, vestidos de noivas com bordados do Ceará.
No Silo Cultural, hora e vez dos
estudantes e profissionais da moda
Seis oficinas: duas na Feira Criativa
e quatro na Secretaria Municipal de Cultura
As outras quatro oficinas acontecem no Espaço da Secretaria Municipal de Cultura, exigindo, cada uma, inscrição prévia pelo site paratyecofashion.com.br e a contribuição de 50 reais. Na sexta-feira, 27 de setembro, às 9 horas, oficina Transformar , com Gabriela Mazepa, estilista que resignifica resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos produtos de maior valor, uso ou qualidade. Nesta oficina, a confecção de peças terá o apoio de costureiras e bordadeiras locais. Também na sexta-feira, 27, às 14 horas, o pesquisador de tendências André Ribeiro de Barros, diretor de Projetos Especiais na Tendere, estará à frente da oficina Processos Criativos Sustentáveis em Moda.
No sábado, dia 28 de setembro, às 9 horas, será a vez da estilista Lena Santana levar os inscritos a vivenciar a técnica do Moulage, que usa o próprio corpo para a criação de peças do vestuário e dispensa moldes.
Também no sábado, 28, às 14 horas, a oficina de Lilyan Berlim, autora do livro “ Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária” está programada para uma vivência em criação de moda, a partir de conceitos sustentáveis.
Ponto alto: dois desfiles na
passarela da Feira Criativa
Sessões de cinema na Sala Iphan e
a delícia de curtir a Paraty sustentável
E melhor ainda é se agendar para aproveitar todas as atrações deste 3º Paraty EcoFashion – evento pleno de brasilidade, sintonizado com a saúde do planeta e o futuro das novas gerações, e que prioriza o respeito à diversidade de culturas, por meio de ações práticas de preservação da identidade e dos valores das comunidades tradicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário