Neste 31 de julho, completam-se cinco anos da morte do grande Athos Bulcão! O artista alcançou enorme sucesso, certamente, por seus icônicos painéis de azulejo que ajudaram a compor a paisagem urbana de Brasília, com motivos em linhas retas e curvas simples. Mas vale ressaltar que Athos era um artista completo. Não só mosaicista, mas pintor, escultor, arquiteto, desenhista e figurinista, produzindo desde máscaras às fotomontagens...
Athos Bulcão
Em 1942, conheceu Oscar Niemeyer, que lhe encomendou um projeto para os azulejos externos do Teatro Municipal de Belo Horizonte. A obra não foi completada, mas nascia ali uma parceria que mais tarde renderia grandes frutos, com a construção de Brasília...
Ainda na década de 40, conheceu Portinari, com quem trabalhou como assistente no painel de São Francisco de Assis, na Igrejinha da Pampulha, em BH.
Athos tornou-se amigo de outros grandes modernistas brasileiros, como Carlos Scliar, Jorge Amado, Pancetti, Burle Marx, Milton Dacosta, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino e Manuel Bandeira.
Nos anos 50, recebeu convite de Niemeyer para colaborar com a construção da nova capital federal. Transferiu-se de vez para Brasília, onde fincou grande parte de sua obra. Como num grande museu a céu aberto, seus painéis enfeitam e embelezam o espaço urbano, podendo ser contemplados por todos! Pode-se dizer que Athos foi um precursor da arte urbana, antes mesmo do graffiti!
O artista utilizava os mais diversos materiais para compor seus painéis. Desde azulejos, passando por madeira, mármore e concreto, em belas cores, formas e relevos.
Confiram alguns de seus trabalhos mais icônicos, que permanecem atualíssimos. Aqui no Rio, também é possível contemplar algumas de suas obras, como em painéis no Hospital da Lagoa, na Fundação Getulio Vargas, no Sambódromo e na fachada de um prédio residencial na rua Cupertino Durão, no Leblon. Sua obra também pode ser encontrada em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, na Argélia, Itália e França. Da próxima vez que estiver andando na rua, preste bem atenção, você pode estar diante de uma obra de arte, hein! ;)
Igrejinha Nossa Senhora de Fátima - Brasília
Câmara dos Deputados - Salão Verde (jardim interno) - Brasília
Instituto Rio Branco - Brasília
Centro de Formação da Câmara dos Deputados - Brasília
Passarela entre os anexos I e II do Ministério das Relações Exteriores - Brasília
Centro Cultural Missionário da CNBB - Brasília
Brasília Palace Hotel
Catedral Metropolitana de Brasília
Residência Valéria Cabral, Condomínio Jardim Botânico VI - Brasília
Secretaria de Trabalho do Distrito Federal SCN - Brasília
Jardim de Infância SQS 316 - Brasília
Teatro Nacional Claúdio Santoro, relevo em mármore branco - Brasília
Senado Federal, teto do plenário com placas metálicas - Brasília
Ministério das Relações Exteriores, hall principal do Palácio do Itamaraty com relevo em mármore branco - Brasília
Fundação Getulio Vargas - Rio de Janeiro
Prédio residencial na Rua Cupertino Durão, Leblon - Rio de Janeiro
Sambódromo - Rio de Janeiro
Hospital da Lagoa - Rio de Janeiro
Fotos: reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário